Aracaju, SE 24/11/14
 

Nossa História
nova orla
points do turista
igrejas e museus
agenda
cultura
noticias
turismo
personalidade
artesanato
videos
galeria de fotos
culinária
passeios em sergipe
Sergipe
mapas
contato
 
Espaços Terapêuticos, Academias desportivas - Aracaju Sergipe
Auto-peças, Acessórios, Auto-escolas, Pneus, Oficinas e Serviços - Aracaju Sergipe
Bares, Lanchonetes, Boates - Aracaju Sergipe
Institutos de Beleza, Centro de Estética, Lojas de Cosméticos, Noivas - Aracaju Sergipe
Móveis, Decoração, Armários, Cozinhas, Quartos - Aracaju Sergipe
Docerias, Deli, Buffet Eventos e Festas, Padarias - Aracaju Sergipe
Delícias Regionais, Churrascaria, Cozinha Naturalista, Cozinha Oriental/Francesa/Italiana/Alemã - Aracaju Sergipe
Pizzarias, Lanchonetes - Aracaju Sergipe
Lanchonetes, Acarajés, Salgados
Pousadas, Motéis - Aracaju Sergipe
Hotéis, Resort's - Aracaju Sergipe
Farmácia & Drogria, Farmácias de Manipulação - Aracaju Sergipe
Lançamentos, Promoções - Aracaju Sergipe
Suprimentos, Recarga de cartuchos, Computadores, Assitência Técnica - Aracaju Sergipe
Empreendimentos - Aracaju Sergipe
Colégios, Cursos Profissionalizantes, Universidade, Faculdade, Escolas de Idiomas - Aracaju Sergipe
Clínicas Médicas, Hospitais, Oftalmologista, Ortopedista, Ondotologia, Dermatologia, Cirurgia Plástica - Aracaju Sergipe
Moda Jovem, Moda Praia, Moda Íntima, Calçados & Bolsas, Acessórios & Bijuterias, Presentes - Aracaju Sergipe
Lojas, Madereiras, Tintas - Aracaju Sergipe
Supermercados, Distribuidoras - Aracaju Sergipe
Agências, Receptivo, Operadoras - Aracaju Sergipe
TV, Rádio, Jornais, Revistas - Aracaju Sergipe
Lavandeiras, Escritórios de Contabilidade, Gráfica e Copiadora, Detetização, Seguradoras e Seguros, Taxi, Chaveiros, Telefones Úteis - Aracaju Sergipe
 

 
Artesanato Sergipano
Visite Aracaju. Aqui você é mais Feliz!

ARTESANATO SERGIPANO

Entranhado na história dos agrupamentos rurais e urbanos, o artesanato apresenta grande riqueza de formas e tipos, sendo executado com matérias-primas diversas: barro, madeira, palha, cipó, tecido, linhas entre outros. Transmitido de geração a geração por processos informais de aprendizagem, o artesanato de tradição hoje se defronta com o desfio de atender às novas demandas do mercado, conservando características que o identificam e dele fazem uma expressão das artes e ofícios dos sergipanos. Expressão cultural difundida em todo o estado, o artesanato é inseparável da vida econômica das populações, apresentando-se como fonte de renda para milhares de pessoas.

Amparado por entidades publicas ou particulares, e através das associações dos próprios praticantes dos ofícios, o rico artesanato sergipano ganhou visibilidade. A cerâmica de Santana do São Francisco (antigo Carrapicho) e de Itabaianinha, as rendas irlandesas de Divina Pastora, os bordados de Tobias Barreto e de Lagarto, o rendendê, associado ou não ao ponto de cruz, produzido em vários municípios como Aquidabã, Cedro de São João e Malhada dos Bois, são alguns exemplos desse artesanato que, rompendo as fronteiras do Estado, ganha o mundo. Outros, porém, têm áreas de ocorrência e praticantes em número restrito, como rendas de bilro de Poço Redondo.

Algumas cidades são centro destacados de comércio de artesanato, como Tobias Barreto, Própria, Simão Dias, Cedro de São João e Aquidabã. Aracaju reúne variedade artesanal de todo o Estado e o põe à venda no Centro de Turismo, no Mercado Central e no Centro de Arte e Cultura de Sergipe, localizado na praia de Atalaia.

Entre os artesãos que se destacam pela singularidade e excelência do seu trabalho estão Veio (Nossa Senhora da Glória), Mestre Tonho (Poço Redondo), e Zé do Chalé (Aracaju), com trabalhos em madeira. Na cerâmica figurativa os destaques maiores são: Judite (Estância) e Beto Pezão ( Aracaju).

O artesanato sergipano é bastante variado, com peças de renda, bordado, couro, sisal, esculturas de madeira e barro. Os trabalhos de couro e sisal têm sua maior concentração no sertão do Estado.

A renda está presente em Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Santana do São Francisco, Divina Pastora e Cedro de São João. O Bordado em Propriá e Tobias Barreto. Os trabalhos com argila, que geram belas peças de cerâmica são o forte de Santana de São Francisco. Vale destacar na cidade de Tobias Barreto a Feira da Coruja, realizada sempre aos domingos, à meia-noite, para a comercialização do artesanato local.

Sergipe é o estado do nordeste que apresenta maior número relativo de ocorrências de produção artesanal, com 65 dos municípios produzindo artesanato que representa aproximadamente 87% do total de municípios do estado e um cadastro com 4.720 artesãos.

As principais tipologias são: bordados, cerâmica, escultura de madeira, renda irlandesa e couro, cabendo aos bordados o maior potencial exportador.

Algumas cidades de Sergipe vivem quase que exclusivamente do artesanato. Em Santana do São Francisco, 70% da população trabalham com a cerâmica. As oficinas funcionam dentro de cada casa.

Fonte:
FRANÇA, Vera Lúcia Alves, CRUZ, Maria Tereza Souza, FONTES, Araccy Losano, DANTAS, Beatriz Góis, ALMEIDA, José Antônio Pacheco de , PINTO, Josefa Eliane Santana de Siqueira, SANTOS, Lenalda Andrade Santos, OLIVA, Terezinha Alves de. Atlas escolar Sergipe: espaço geo-histórico e cultural – João Pessoa/PB: Editora Grafset, 2007.