
Aracaju, 23 de junho de 2010
“Este é um caso típico de que a recuperação do patrimônio gera auto-estima, sentimento de pertencimento, orgulho da história”. Assim o ministro da Cultura, Juca Ferreira, descreveu o que viu ao conhecer o Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC) na companhia do governador Marcelo Déda. A visita aconteceu na noite desta terça-feira, 22, logo após a solenidade realizada no município de São Cristóvão, onde foram anunciados diversos investimentos em benefício da cultura local.
“Fiz questão de trazer o ministro ao Palácio Olímpio Campos para que ele pudesse ter uma ideia do compromisso do nosso Governo com a memória e a história do povo sergipano. Para nós, a política de patrimônio é, sobretudo, uma política de preservação dos valores que formaram o povo sergipano, de consciência da importância histórica de nosso estado na construção do Brasil e de afirmação do sergipano enquanto povo talentoso, inteligente”, ressaltou Marcelo Déda.

Na oportunidade, o governador acompanhou o ministro por todos os cômodos do Palácio e lhe contou alguns detalhes da história de Sergipe de acordo com o cenário montado em cada ambiente. “Às vezes no Brasil a gente subestima essas ações, mas quando elas acontecem produzem um resultado muito positivo. Fiquei muito deslumbrado com o carinho que o governador tem com essa recuperação e o significado dela com a memória”, comentou Juca Ferreira.
Hoje presidente da Fundação Nacional das Artes, o ator Sérgio Mamberti também pôde conhecer o Palácio e o minucioso trabalho de restauração realizado pelo Governo do Estado. “Realmente tem a ver com a redescoberta da sua identidade e da sua historia e você cria com isso uma auto-estima e um olhar para o futuro. Isso é cidadania, isso é a cultura no conceito mais contemporâneo, mais importante, que tem sido valorizado pelo Ministério da Cultura”, destacou Mamberti.

Diante do entusiasmo dos visitantes ilustres o governador ainda lembrou que a novidade foi viabilizada com recursos próprios do Estado e seu potencial histórico e cultural tem despertado o interesse dos sergipanos ao ponto de, em apenas um mês de funcionamento, já acumular mais de cinco mil visitas.
“Se é verdade que a parceria com o Ministério da Cultura é indispensável para que nós continuemos a política de recuperação do patrimônio sergipano, em especial das cidades históricas, é verdade também que o Governo não se nega a usar seus próprios recursos para essa política de recuperação do patrimônio, restauração dos nossos monumentos”, concluiu Marcelo Déda.
PresençasA visita do ministro Juca Ferreira ao PMOC acompanhado do governador Marcelo Déda também foi presenciada pelo deputado federal Iran Barbosa e pela deputada estadual Ana Lúcia, além do reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josué Modesto dos Passos Sobrinho e do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, bem como dos secretários de Estado da Casa Civil, Oliveira Júnior, da Comunicação, Carlos Cauê, da Fazenda, João Andrade, da Cultura, Eloísa Galdino.
Fonte: ASN
Fotos: Márcio Dantas/ASN