Aracaju, SE 12/12/19
 

Nossa História
nova orla
points do turista
igrejas e museus
agenda
cultura
noticias
turismo
personalidade
artesanato
videos
galeria de fotos
culinária
passeios em sergipe
Sergipe
mapas
contato
 
Espaços Terapêuticos, Academias desportivas - Aracaju Sergipe
Auto-peças, Acessórios, Auto-escolas, Pneus, Oficinas e Serviços - Aracaju Sergipe
Bares, Lanchonetes, Boates - Aracaju Sergipe
Institutos de Beleza, Centro de Estética, Lojas de Cosméticos, Noivas - Aracaju Sergipe
Móveis, Decoração, Armários, Cozinhas, Quartos - Aracaju Sergipe
Docerias, Deli, Buffet Eventos e Festas, Padarias - Aracaju Sergipe
Delícias Regionais, Churrascaria, Cozinha Naturalista, Cozinha Oriental/Francesa/Italiana/Alemã - Aracaju Sergipe
Pizzarias, Lanchonetes - Aracaju Sergipe
Lanchonetes, Acarajés, Salgados
Pousadas, Motéis - Aracaju Sergipe
Hotéis, Resort's - Aracaju Sergipe
Farmácia & Drogria, Farmácias de Manipulação - Aracaju Sergipe
Lançamentos, Promoções - Aracaju Sergipe
Suprimentos, Recarga de cartuchos, Computadores, Assitência Técnica - Aracaju Sergipe
Empreendimentos - Aracaju Sergipe
Colégios, Cursos Profissionalizantes, Universidade, Faculdade, Escolas de Idiomas - Aracaju Sergipe
Clínicas Médicas, Hospitais, Oftalmologista, Ortopedista, Ondotologia, Dermatologia, Cirurgia Plástica - Aracaju Sergipe
Moda Jovem, Moda Praia, Moda Íntima, Calçados & Bolsas, Acessórios & Bijuterias, Presentes - Aracaju Sergipe
Lojas, Madereiras, Tintas - Aracaju Sergipe
Supermercados, Distribuidoras - Aracaju Sergipe
Agências, Receptivo, Operadoras - Aracaju Sergipe
TV, Rádio, Jornais, Revistas - Aracaju Sergipe
Lavandeiras, Escritórios de Contabilidade, Gráfica e Copiadora, Detetização, Seguradoras e Seguros, Taxi, Chaveiros, Telefones Úteis - Aracaju Sergipe
 

 
Cultura
Visite Aracaju. Aqui você é mais Feliz!

Secult divulga resultado da Arena Multicultural


(Foto: Wellington Barreto)

A espera terminou. Saiu a lista de selecionados para se apresentar na Arena Multicultural do Verão Sergipe 2011. Ao todo, 66 artistas e grupos musicais inscreveram seus trabalhos para participar de uma das festas mais importantes do verão no Nordeste. A ideia de um espaço voltado unicamente para os artistas sergipanos será repetida na nova edição do Verão Sergipe, que desta vez apresentará uma estrutura totalmente modernizada na Praia da Caueira, trazendo para a festa um palco exclusivo para os selecionados pelo edital.

A Arena Multicultural do Verão Sergipe 2011 terá a Azaléia como patrocinadora oficial, reforçando a participação da iniciativa privada em eventos culturais do estado.

Para valorizar cantores e músicos do Estado, o edital aberto pela Secretaria de Cultura teve a função de selecionar oito artistas (ou grupos musicais), respeitando a diversidade dos estilos musicais de Sergipe. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, destaca a importância do espaço para a apresentação e consagração dos artistas em uma festa de tamanhas proporções.

“O Verão Sergipe é hoje marca do nosso estado, pois é uma festa que está consagrada como um dos mais importantes festivais de música gratuitos do Brasil. Então trazer para o cenário deste evento a música sergipana - com artistas que tem um trabalho de qualidade - é muito importante, pois fomenta a circulação de seus projetos, apresentando-os para o público que ainda não os conhece. A Arena Multicultural é peça chave para a formação de público, onde as pessoas passam a conhecer os artistas e prestigiando suas carreiras”, enfatizou.

O edital deste ano foi construído de forma democrática com a sociedade, através de uma ação inédita da Secult, que buscou formatar o processo seletivo da Arena Multicultural com os representantes da classe artística musical, sendo colocado sob consulta no Fórum Música Sergipe, que teve ainda a oportunidade de sugerir e votar os nomes dos curadores que analisaram as propostas.

“O edital da Arena Multicultural 2011 representa um passo a frente na forma de contratação pública para eventos no estado, pois foi um processo elaborado com a classe artística desde seu nascedouro. O desafio agora é que essa prática seja efetiva, permanente e além governos”, finalizou o coordenador de música da Secult, Eduardo Prudente.

Para o músico e compositor Deilson Pessoa, que é integrante do Fórum Música Sergipe, a colaboração de todos os artistas na elaboração do edital de escolha dos selecionados para a Arena Multicultural foi um avanço para a cultura sergipana. “O edital surgiu da necessidade dos músicos e cantores fazerem parte do processo de contratação para o Verão Sergipe 2011. Este formato, com a participação de todos, foi apontado como a saída mais louvável. Quando a Secult apresentou o edital, passamos cerca de um mês pontuando ressalvas que serviram para criar um dos maiores avanços do Fórum no tocante as contratações”, enfatizou.

Já André Teixeira, que foi um dos curadores da Arena, afirma que todos os envolvidos na escolha dos selecionados tiveram contato direto com os produtos musicais. “Fizemos um parâmetro focado no edital para escolher os oito selecionados. A diversificação de gêneros musicais foi levada em consideração e acredito que o edital serviu para justificar as escolhas e sinto-me orgulhoso de ter feito parte deste processo em parceria com renomados curadores do cenário artístico sergipano”, disse André.

Outras ações da Secult na área musical


(Foto: Fabiana Costa/Secult)

A Secult tem trabalhado no fomento da música sergipana em suas mais variadas vertentes. Além da Arena Multicultural (consagrada em 2010 como um espaço democrático para a diversidade artística sergipana), e que retorna na edição 2011 do Verão Sergipe, diversas oficinas de capacitação aconteceram durante os últimos meses, para preparar o cenário artístico e musical do estado.

Entre os cursos que aconteceram, destacam-se as oficinas de Negócios da Música, realizadas em 2009, e que tiveram como maior objetivo, informar aos participantes sobre os conteúdos e os métodos de negócios abordados nas feiras de música nacionais e internacionais, a exemplo da Feira Música Brasil. Com o debate nestas oficinas, deu-se o início do Fórum de Música Sergipe, que vem discutindo desde então, as problemáticas do mercado local e a construção de políticas públicas para o cenário.

A área técnica também foi beneficiada através do projeto Música (in) formação, que realiza oficinas de qualificação na cadeia produtiva da música desde o mês de janeiro de 2010, durante a preparação de técnicos para atuação no Verão Sergipe. Estas oficinas abrangem diferentes áreas técnicas, como técnica de áudio, técnica de iluminação, roadagem/produção de palco e produção musical.

Para ampliar o espaço de circulação dos artistas que representam a tradição junina no estado, foi criado ainda um local fixo de apresentação desses artistas, o Balaio Cultural. O projeto tem como objetivo ainda criar público para expressões culturais como música, quadrilha junina, bandas de pífano, repentistas e cordelistas.

Música made in Sergipe

A Secretaria de Cultura também atua na promoção da música sergipana nos mercados nacional e internacional, através de parcerias com o selo local ‘Disco de Barro’ e com a produtora pernambucana Astronave, desenvolvendo ações de exportação da música sergipana, como a coletânea dupla, Sergipe’s Finest e a Music from Sergipe, esta, voltada totalmente para o mercado europeu.

“Deixei essa ideia guardada por alguns anos e quando ocorreram as oficinas promovidas pela Secretaria de Cultura e Sebrae resolvi que era o momento ideal de tirar os sonhos do papel. A Naurêa tinha acabado de ser selecionada para a Feira Música Brasil e achei que seria bacana levar material de outros artistas daqui e nada melhor do que a coletânea Sergipe’s Finest. Lancei a ideia para alguns músicos e todos entraram de cabeça, consegui apoio da Aperipê e a Secult deu uma grande força, junto a Segrase e Sebrae”, afirmou Alex Sant’Anna, responsável pelo selo Disco de Barro.

A coletânea teve grande destaque durante a Feira Música Brasil 2009 (FMB), um dos eventos mais importantes na área, onde foi amplamente divulgada. Além disso, Sergipe levou um estande para o evento e teve cinco artistas e bandas selecionados para a programação oficial da Feira. As bandas Naurêa, Plástico Lunar e Banda dos Corações Partidos, além da intérprete Patrícia Polayne, e do DJ Patrick Tor4, representaram muito bem o Estado em emocionantes shows.

Já na edição 2010 da Feira, ocorrida em Belo Horizonte, três artistas de peso levaram a música de Sergipe para além do território local. Patrícia Polayne, Ferraro Trio e DJ Patrick Tor4 fizeram as ordens da casa. Vale lembrar que a FMB cria oportunidades para que artistas, donos de selos e produtores tenham contato com empresários de gravadoras, organizadores de festivais e demais eventos, com o propósito de fecharem negócios para divulgação dos seus trabalhos.

Além disso, foram realizadas oficinas de preparação para o mercado nacional, como as de Produção Executiva, Produção Musical e Novas Plataformas de Difusão com profissionais reconhecidos no cenário nacional.

Confira os selecionados:

Bago de Jaca
Cataluzes
Elvis Boa Morte e os Boas Vidas
Ferraro Trio
Lacertae
Mamutes
Pantera
The Baggios

A curadoria foi dividida em duas etapas, a primeira foi pontuação considerando aspectos como histórico, potencialidade, originalidade artística, produção e conquistas nos últimos tempos, qualidade técnica e musical, profissionalismo, apresentação do material e estrutura do artista. Em seguida houve discussão oral entre a curadoria, levando em consideração a pluralidade de estilos.

Fonte: ASN


:: VEJA TAMBÉM
Teatro Atheneu recebe ‘Auto de Natal’ e Canarinhos de Aracaju
II Prêmio Um Banquinho, Uma Canção conclui fases eliminatórias
Prorrogada as inscrições para o Festival Um Banquinho, Uma Canção
Biblioteca Infantil comemora 42 anos de existência
Biblioteca Pública Epifânio Dória realiza exposição pelo Dia Nacional do Livro
Orquestra Sinfônica comemora Dia das Crianças com novo concerto “Disney & Games”
Editora do Estado lança 'Aracaju dos anos 90'
Plano Estadual de Cultura segue em elaboração no mês de setembro
Passeio ‘Laranjeiras Cultura Viva’ encerrará o Agosto Mês das Culturas da Gente
Biblioteca Infantil traz programação especial para o mês do folclore
Convergência negra realiza reunião dias 16 e 17
Concurso de Quadrilhas do Gonzagão tem mais duas classificadas às semifinais
Sexta Cultural do TCE aborda as manifestações juninas
Forró Caju 2016 Programação São João Aracaju
Ministério lança campanha contra intolerância religiosa
Maratona de Dança agita o público no Festival de Artes
Chef Marco Sousa prepara seu segundo livro
Leandro Karnal fala sobre sucesso, destino e morte
Musical infantil terá sessões gratuitas em Aracaju
Corredor Cultural Irmão promove exposição
IX Concurso de Fantasia Infantil da Biafa acontece sexta
Marchinhas animam o Baile Infantil Samba Lelê
Feira de Verão 2016 acontece de 15 a 31 de janeiro
Natal da Gente Sergipana 2015 apresenta o ‘Museu Vivo’
Orquestra Sinfônica homenageia músicos no Teatro Atheneu
Lula Ribeiro convida Flávio Venturini no Tobias Barreto
Museu Histórico de Sergipe terá programação especial do ‘Agosto para Todos’
Orsse traz os encantos da música barroca italiana ao Teatro Atheneu
Colônia de Férias para Idosos no Sesc Sergipe
Imagem de Nossa Senhora visita órgãos públicos
São João da Gente Sergipana continua com oficinas, cortejo e quadrilha junina
“Folcloriando na Terra do Caju” é apresentado no Lourival Baptista
Confira a programação do Forró Caju que vai acontecer de 19 a 29 de junho
13ª Semana de Museus terá jornada de estudos e cinema
Reinauguração da Galeria J Inácio é adiada para o dia 14 de maio
Abertas as inscrições para o curso de Teatro Funcional
Os Melhores do Mundo de volta a Aracaju
“Faz de conta” encanta crianças no Lourival Baptista
Moda RioMar Cosmopolitan acontece dias 7 e 8 desse mês
Bandas dão show e Teatro Atheneu lota em seu aniversário de 61 anos
Série Cajueiros marca início da Temporada 2015 da Orsse
Xaxado presta homenagem a Aracaju pelos 160 anos
Audições para Coro Sinfônico da Orsse têm número recorde de inscrições
Centro Cultural segue com amostra sobre carnaval
Núcleo de Produção traz Mostra de Cinema
Devotos realizam cortejo em homenagem à Iemanjá
1º Seminário de Vida no Espírito em Aracaju
Museu dará início às atividades da "Folia da Gente"
Cinemark realiza Sessão Desconto de segunda a sexta
Governo investirá R$ 945 mil em oficinas culturais por todo o Estado
Orquestra Jovem de Sergipe realizará concerto natalino no dia 21
Orla Pôr do Sol também terá festa de Réveillon
Cortejo cultural abre programação do Natal da Gente Sergipana
Secult prorroga inscrições para o Edital de Audiovisual
Nobel de Literatura premia o francês Patrick Modiano
Unesco promove concurso Selfie com seu Professor 2014
Longa-metragem 'A Pelada' tem pré-estreia em Aracaju
''É proibido cochilar'' será exposta na Jenner Augusto
Grupo Imbuaça apresenta “Exercício para Hamlet”
O Sesc apresenta 'Figuras no Fundo da Caverna'
Inscrições abertas para seleção de projetos culturais
Manoel Ramos celebrará carreira dedicada ao samba
Comédia 'Arte' acontece dia 9 de agosto em Aracaju
Adorar-te acontece dia 19 no Parque dos Faróis
Adorar-te acontece dia 19 no Parque dos Faróis
Secult divulga resultado do Edital de Modernização das Bibliotecas Públicas
Turistas estrangeiros e brasileiros se encantam com as tradições juninas
Forró Caju começa nesta quarta-feira
Museu da Gente lança exposição em homenagem à Clemilda
Governo do Estado já investiu R$ 37 milhões na preservação do patrimônio
MinC seleciona peças de artesanato sergipano para exposição durante a Copa
Secult encerra com sucesso 8ª edição da Semana Sergipana de Dança
CONVITE À IMPRENSA: lançamento de curtas-metragens no Atheneu
Governo encerra 4º Festival Sergipano de Teatro e comemora recorde de público
Grande público comparece ao TTB durante espetáculo do grupo Imbuaça
BPED promoverá evento de fortalecimento ao sistema Estadual de Bibliotecas
Aracajuanos celebram aniversário da capital no Concerto da Cidade
Secult adia lançamento de curtas aprovados em edital para 24 de abril
Crianças exibem simpatia e criatividade no VII Concurso de Fantasias da Biafa
Jovens exercitam cidadania através da arte no bairro Getúlio Vargas
Orsse contempla colaboradores da empresa Almaviva com concerto
Adiado lançamento do livro sobre o desenvolvimento de SE
Secult realiza ‘IV Círculo de Ogãs’ em homenagem ao Dia da Consciência Negra
Grupo Teatral Clowns de Shakespeare se apresenta em Aju
Álbum Memórias de Aracaju II será lançado na Semear
Sergipe Mais Justo: oficina sobre forró atraiu jovens de São Cristóvão
Deso receberá prêmio nacional do Instituto Chico Mendes
II Conferência Estadual de Cultura acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro
Apresentação encerra projeto que beneficiou mais de 250 músicos em SE
Secult dá início à construção coletiva do Encontro Nordestino de Cultura
Peças de Poulenc e Mozart serão destaques em concerto da Orsse
Sergipe é destaque em festival cultural do Brasil na Áustria
Sergipe é destino turístico nos festejos juninos
Paróquia celebra festa de Festa de N. Sr.ª Auxiliadora
XI Semana Nacional de Museus entre os dias 13 e 19 de maio
Relação das obras do ProInveste em Sergipe
Programação do III Festival Sergipano de Teatro
Laranjeiras lança “Roteiro de Cavernas” para turistas
Prefeito João Alves celebra o Carna Caju
XXXVIII Encontro Cultural de Laranjeiras - 2013
Promotor de Justiça José Gilson dos Santos lança livro “Algumas Visões de Aracaju
Projeto Sexta Cultural do Tribunal de Contas do Estado
Imbuaça remonta “A Farsa dos Opostos”
MHS promove atividades dentro da 6ª Primavera dos Museus
“O Olhar da Descoberta" no Museu Afro-Brasileiro de Sergipe
Contemplados pelo Edital de Intercâmbio levam música sergipana ao eixo Rio-São Paulo
Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural volta a cena
Aeroporto registra o maior crescimento do Nordeste
Programação Forró Caju 2012
Prefeitura renova o carnaval da capital
Programação cultural em Janeiro 2012
MPB e PopRock no Projeto Freguesia 2012
Secult lança programação de novembro do Projeto Orlando Vieira
Um pouco da história da música erudita em Sergipe
Secult lança Projeto de Intercâmbio e Difusão Cultural
O Forró – Essa Dança Envolvente
Amorosa lança livro no Rio de Janeiro
Stand-up comedy e RPM na Virada Cultural
Abertura da Temporada 2011 no Teatro Tobias Barreto
Aracaju já tem Rei e Rainha do Carnaval
Inscrições para o concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval
Secult divulga resultado da Arena Multicultural
Secult e Sebrae discutem e renovam parceria
Filme movimenta o cenário cultural sergipano
Confira a agenda cultural do mês de setembro
Confira a agenda cultural do mês de agosto
Edital para Pontos de Cultura é lançado
Ministro da Cultura fica impressionado com estrutura do PMOC
Centro de Criatividade comemora 25 anos
Música sergipana
Cotinguiba Esporte Clube 100 anos
I Feira Cultural e Expositiva do Programa Escola Aberta
Homenagem nos 40 anos do Batistão
Aracaju vai ganhar primeira Casa da Cultura
Bonecos de todo o Brasil estarão em Aracaju
Memória de Jenner Augusto precisa de reparos
Guiness Book
Projeto Freguesia
Pré-caju 2008
Mário Jorge Vieira
Cultura Sergipana
Artesanato
A História do forró
Imbuaça comemora 30 anos de conquista
Artesanato de Sergipe
Recital Mozart Camila Argolo
Elias Santos expõe 'Absorvidos'
São Cristóvão é candidata a patrimônio da humanidade
Neópolis sediará Encontro Cultural
Velho Chico: uma agradável surpresa
Cangaço um modo de vida