Grande público comparece ao TTB durante espetáculo do grupo Imbuaça Aracaju, 01 de Março de 2014

O grupo, que foi convidado pela organização do Festival a participar desta quarta edição, está desde o primeiro ano na programação do evento
O teatro sergipano foi a pedida da noite para muitas pessoas, que compareceram ao Teatro Tobias Barreto, neste sábado, 29. Em cena, um dos maiores e mais premiados grupos teatrais sergipanos, o Imbuaça, que apresentou o espetáculos 'A Grande Serpente'.
O grupo, que foi convidado pela organização do Festival a participar desta quarta edição, está desde o primeiro ano na programação do evento. O que, para o ator do grupo, Lindolfo Amaral, é uma das poucas oportunidades do grupo encontrar com o público sergipano. "O Imbuaça é um grupo que passa grande parte do ano viajando. Recentemente, por exemplo, chegamos de uma turnê pelo nordeste, graças a conquista do Prêmio Myriam Muniz de Teatro, da Funarte. Por isso, no Fest, temos um contato maior e podemos nos aproximar mais do público do nosso Estado", frisou o ator.
Lindolfo ressaltou ainda a importância do Festival Sergipano de Teatro não só para o Imbuaça, mas para todos os grupos teatrais de Sergipe. "É um grande incentivo à produção e fomenta o acesso da população. Por isso, nós do Imbuaça ficamos tão felizes em contribuir com este evento e em ver que ele vem se consolidando ano a ano. A expectativa é que ele continue a acontecer e a crescer também nos próximos anos", completou.
Sucesso absoluto
Não só pela tradição, mas também pela qualidade que apresenta em cada projeto que desenvolve, sempre que se apresenta, o grupo Imbuaça consegue atrair centenas de pessoas. Na noite do último sábado não foi diferente. Mesmo já tendo apresentado essa montagem outras vezes em Sergipe, o grupo conseguiu encher grande parte do TTB.
A peça que mergulha no cenário do sertão nordestino, mesclando crendices, incesto, castigo e a seca, foi escrita pelo dramaturgo Racine Santos, conhecido por falar muito sobre o nordeste brasileiro em seus textos, e foi muito aplaudida por todos que estavam no local. "O Imbuaça é um grupo excepcional e que sempre tem espetáculos inovadores. Já faz algum tempo que não acompanhava as apresentações, por isso fiz questão de vir aqui hoje", afirmou a administradora, Luciene Rollemberg, que foi ao teatro com o marido Luiz Alberto.
"Este festival é uma iniciativa única do Governo, mas acredito que seria uma ideia interessante envolver um pouco o universo escolar neste processo, convidando as escolas a trazer os seus alunos", frisou Luiz Alberto, que é professor.
A advogada, Tatiane Dantas também escolheu uma programação cultural para curtir o sábado a noite. Para ela, a história do grupo Imbuaça e sua tradição no teatro sergipano, foram fundamentais para essa escolha. “Sei de toda a trajetória do grupo e de como ele contribui para o fortalecimento do teatro em Sergipe. Por isso, como estava muito curiosa sobre esse espetáculo, fiz questão de vim prestigiar”, finalizou.
Programação do domingo
O Festival Sergipano de Teatro continuará animando a população durante este domingo, 30. Na programação, dois espetáculos: um no Teatro Tobias Barreto, e um no Lourival Baptista. Às 17h, sobe ao palco do TTB ‘O Corcunda de Notre Dame’, com Companhia de Artes Tetê Nahas. Já às 19h, é a vez do Lourival receber
’O Natimorto – Um Musical Silencioso’, do Grupo Caixa Cênica.
O evento é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Banese. O evento conta com o apoio do RioMar Shopping e do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Entretenimento em Sergipe (Sated/SE).
Fonte: ASN
|