Aracaju, SE 20/11/19
 

Nossa História
nova orla
points do turista
igrejas e museus
agenda
cultura
noticias
turismo
personalidade
artesanato
videos
galeria de fotos
culinária
passeios em sergipe
Sergipe
mapas
contato
 
Espaços Terapêuticos, Academias desportivas - Aracaju Sergipe
Auto-peças, Acessórios, Auto-escolas, Pneus, Oficinas e Serviços - Aracaju Sergipe
Bares, Lanchonetes, Boates - Aracaju Sergipe
Institutos de Beleza, Centro de Estética, Lojas de Cosméticos, Noivas - Aracaju Sergipe
Móveis, Decoração, Armários, Cozinhas, Quartos - Aracaju Sergipe
Docerias, Deli, Buffet Eventos e Festas, Padarias - Aracaju Sergipe
Delícias Regionais, Churrascaria, Cozinha Naturalista, Cozinha Oriental/Francesa/Italiana/Alemã - Aracaju Sergipe
Pizzarias, Lanchonetes - Aracaju Sergipe
Lanchonetes, Acarajés, Salgados
Pousadas, Motéis - Aracaju Sergipe
Hotéis, Resort's - Aracaju Sergipe
Farmácia & Drogria, Farmácias de Manipulação - Aracaju Sergipe
Lançamentos, Promoções - Aracaju Sergipe
Suprimentos, Recarga de cartuchos, Computadores, Assitência Técnica - Aracaju Sergipe
Empreendimentos - Aracaju Sergipe
Colégios, Cursos Profissionalizantes, Universidade, Faculdade, Escolas de Idiomas - Aracaju Sergipe
Clínicas Médicas, Hospitais, Oftalmologista, Ortopedista, Ondotologia, Dermatologia, Cirurgia Plástica - Aracaju Sergipe
Moda Jovem, Moda Praia, Moda Íntima, Calçados & Bolsas, Acessórios & Bijuterias, Presentes - Aracaju Sergipe
Lojas, Madereiras, Tintas - Aracaju Sergipe
Supermercados, Distribuidoras - Aracaju Sergipe
Agências, Receptivo, Operadoras - Aracaju Sergipe
TV, Rádio, Jornais, Revistas - Aracaju Sergipe
Lavandeiras, Escritórios de Contabilidade, Gráfica e Copiadora, Detetização, Seguradoras e Seguros, Taxi, Chaveiros, Telefones Úteis - Aracaju Sergipe
 

 
Personalidades
Visite Aracaju. Aqui você é mais Feliz!
Medalhas do Mérito Aperipê e Cultural
.

Governador condecora personalidades com medalhas do Mérito Aperipê e Cultural


Aracaju, 09 de Julho de 2009

Com um ato histórico na praça São Francisco, em São Cristóvão, o Governo do Estado consolidou a importância da data em que se comemoram os 189 anos da emancipação política de Sergipe. Além de conceder medalhas do Mérito Aperipê e do Mérito Cultural Tobias Barreto, o governador Marcelo Déda fez o anúncio de diversas obras estruturantes que consolidam o fortalecimento da candidatura da praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade, num investimento de mais de R$ 3,5 milhões.

Segundo o governador, após décadas onde a importância desta data histórica foi secundarizada, o Governo do Estado está investindo no resgate da data e da valorização da independência sergipana do estado vizinho da Bahia. “Essa data precisa ser comemorada e lembrada, pois Sergipe já passou uma parte da sua história como comarca da Bahia. Em 1820, foi que o Estado de Sergipe se transformou em autônomo, sendo necessária muita luta para que o estado alcançasse esse grau de autonomia. Por isso, é importante que nós celebremos isso, fazendo da solenidade um momento de reflexão e educação para as novas gerações”, afirmou Déda.



De acordo com o governador, o papel didático da celebração também é fundamental para que as novas gerações possam continuar mantendo sempre viva a independência e a liberdade do povo sergipano. “Isto representa nos comprometermos com o futuro da nossa terra, na esfera pública e privada, para que ela continue crescendo com justiça e trazendo cada vez mais felicidade para o povo sergipano, celebrando o brilho da nossa história e a grandeza da nossa gente”, completou, ao prestar homenagem às personalidades e autoridades.



Para Déda, coroar a celebração da data histórica prestando um reconhecimento a personalidades com reconhecida atuação também é um motivo de alegria para a população sergipana. O governador fez questão de enumerar as diversas características e ações marcantes de cada um dos homenageados, destacando o histórico e o comprometimento de cada um com questões relevantes para a cidadania, a cultura, as artes, e a busca da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Medalha do Mérito Aperipê

Com a Medalha do Mérito Aperipê foram condecorados com o Galardão da Grã-Cruz da Ordem do Mérito Aperipê o governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cézar Britto,  e o governador do Estado do Piauí, Wellington Dias.



O governador Marcelo Déda também ofereceu uma homenagem ao prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, que recebeu o Galardão de Oficial da Ordem do Mérito Aperipê, além do ex-prefeito da capital, que integrou a equipe do Governo do Estado como Secretário de Turismo, João Augusto Gama, com o Galardão de Comendador da Ordem do Mérito Aperipê.

“Estamos aqui em São Cristóvão, a capital eterna de Sergipe, realizando um ato festivo de reconhecimento, de celebração e enaltecendo a memória de todos os nossos heróis e enfatizando a importância de celebrarmos cada vez mais o orgulho de sermos sergipanos”, destacou o governador, ao concluir o agradecimento pela contribuição oferecida por cada um dos homenageados.



Mérito Cultural Tobias Barreto

Já com a Medalha do Mérito Cultural Tobias Barreto, foram homenageadas as seguintes personalidades, nas respectivas categorias:



Teatro
Orlando Vieira , Grupo Imbuaça (homenagem recebida por Maria Izabel Santos), Grupo Mamulengo de Cheiroso (homenagem recebida por Augusto Barreto.

Música
Lira Carlos Gomes (homenagem recebida por Félix dos Santos),  Josa, o Vaqueiro do Sertão, e a cantora e apresentadora Clemilda

Dança
Quadrilha Unidos em Asa Branca (homenagem recebida por Paulo Melo)



Literatura
Ana Medina  e Francisco Dantas, cuja homenagem foi entregue à sua afilhada Ana Carla Santos

Cultura Popular
Maria Nadir Santos, a ‘Dona Nadir da Mussuca’, mestre do Samba de Pareia de Laranjeiras, e José Santana dos Santos, o  ‘Mestre Deca’, do grupo Cacumbi, também de Laranjeiras.



Pesquisa e Apoio Cultural
Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (homenagem recebida por seu presidente, o professor e pesquisador Ibarê Dantas), a   Universidade Federal de Sergipe (homenagem recebida pelo reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho), e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN),  Eliane Fonseca, por sua contribuição com o trabalho à frente do órgão.



Reconhecimento

Falando em nome dos homenageados, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, fez questão de externar o seu orgulho em ser detentor da maior comenda oferecida pelo Estado de Sergipe. “Esta é uma grande responsabilidade que recebemos neste momento importante da história de Sergipe. Eu e Marcelo Déda fomos deputados juntos, companheiros na Câmara Federal. Durante muitos anos, muito aprendi com ele, e agora, temos a oportunidade de sermos governadores juntos, no momento em que o Nordeste resolveu se unir para ajudar ao Brasil e à própria região a conquistar as mudanças que merecem há muitos anos”, destacou Campos.

Segundo ele, essa nova geração de governadores está rompendo com o velho sentimento de dispersão que imperava na região, onde cada um cuidava de si e os estados travavam disputas incoerentes. “Efetivamente, esse foi um tempo ruim, onde os políticos não fizeram o desenvolvimento acontecer como a população desejava. Sinto-me muito honrado em estar aqui, na data magna do povo sergipano, para receber esta comenda que me enche de compromisso e responsabilidade com o Nordeste e com Sergipe, em particular”, registrou o governador pernambucano.



Curiosidades

Complementando o discurso permeado pela emoção, o governador Marcelo Déda também trouxe à tona aspectos peculiares ligados à história da emancipação sergipana, a exemplo da ligação com o Estado do Piauí, particularmente à cidade de Oeiras, que também é a terra natal do governador Wellington Dias, e de onde veio primeiro governador da província de Sergipe, Carlos César Burlamaqui. “Esta é uma surpresa que reservei para o governador Wellington Dias, para mostrar-lhe que Sergipe tem muito mais ligações com o Estado do Piauí do que poderíamos pensar”, contextualizou o governador.

Ao anunciar uma série de investimentos estruturantes na cidade de São Cristóvão, o governador também revelou que a cidade, fundada em 1590, é a única construção urbana do Brasil feita quando tanto Portugal quanto o Brasil estavam sob o domínio da Espanha. “Nesse período, o Brasil estava sob o manto do rei Filipe I e essa praça foi construída dentro das ordenações 'filipinas', seguindo as orientações de arquitetura e urbanismo emanadas de Madri para os colonos espanhóis na América e em outras plagas do mundo que o poder da Espanha alcançou. Essa é uma jóia do barroco brasileiro, mas também é a memória viva do tempo em que Portugal e Espanha e, por consequência, o Brasil, formavam uma só nação”, revelou o governador, em relação à história da praça São Francisco.

“Num dia como hoje, de comemoração, saúdo o meu povo e dizendo que vivemos num estado que deve ser motivo de alegria e orgulho, e reafirmando que não somos menores que nenhum outro povo. Não será em Sergipe que a Geografia derrotará a História. Se a Geografia nos impõe limites, a nossa alma imensa se agiganta e desafia as fronteiras servindo ao Brasil e servindo ao mundo. Que seja o sonho do amanhã e o orgulho do passado, a lanterna flamejante que orientará o nosso cotidiano de transformação e mudanças na terra de todos os sergipanos.  Que hoje, num só coração, todos nós digamos com um grito forte: viva o Estado de Sergipe”, concluiu o governador.

Anúncios

Na oportunidade, o governador também fez anúncios de diversas obras que serão realizadas beneficiando a qualidade de vida e a infraestrutrura urbana da cidade de São Cristóvão, totalizando um investimento superior a R$ 3,5 milhões. Abaixo, a lista de investimentos anunciados pelo Governo do Estado:

- Autorização para licitação da complementação das obras de restauro do Lar Imaculada Conceição – Valor: R$ 748.249,03

- Autorização para licitação para realização de obras e serviços de requalificação de espaços urbanos (reforma do Largo do Rosário, restauração do leito da Ladeira do Açougue, reforma do Largo do Amparo, restauração do leito da Ladeira Porto da Banca, restauração da Travessa Epaminondas – leito do Beco da Poesia) – Valor: R$ 461.071,42

- Autorização para Licitação de obras de restauração, adaptação e ampliação da antiga delegacia para o Museu da Polícia Militar em São Cristóvão – Valor: R$ 530.525,88

- Ordem de Serviço para a realização de obras de implantação da iluminação do Conjunto Histórico da Praça São Francisco – Valor: R$ 507.757,64

- Ordem de Serviço para a realização da obra de conclusão da rede elétrica e telefônica subterrânea no Centro Histórico de São Cristóvão – Valor: R$ 1.199.915,35

- Ordem de Serviço para a realização de serviços de consultoria em arquitetura na área de preservação de patrimônio cultural objetivando a atualização e complementação do dossiê de Candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio Cultural da Humanidade – Valor: R$ 104.895,80

Valor total de anúncios de ordens de serviço e autorização para licitação: R$ 3.552.415,12

fonte: ASN
Foto: Márcio Dantas/ASN


:: VEJA TAMBÉM
Augusto do Prado Franco
Hermes Fontes
João Ribeiro - Um sábio que completa 15I anos
Jackson Barreto
Centenário de Costa Pinto.
Associação Sergipana de Imprensa comemora 80 anos
Luiz Antônio Barreto
Dominguinhos e sua tragetória de sucesso
Jouberto Uchôa de Mendonça, reitor da Universidade Tiradentes, é o mais novo imortal da Academia Sergipana de Letras.
O ex-governador Lourival Baptista deixa saudades
Prefeito pretigia posse da nova Mesa Diretora da AL
Bloco Carnavalesco Siri na Lata
Empresária Maria Celi Barreto
Conselho Estadual de Cultura celebra 45 anos
Sergipana com necessidade especial é exemplo ao prestar Enem
Homenagem ao centenário de José Rollemberg Leite
100 anos de Drº Augusto do Prado Franco
História Cangaceira
Artur Oscar de Oliveira Déda lança livro de crônicas
Bonifácio Fortes
Dom Távora - O bispo dos operários
Jornalista Cleomar Brandi é homenageado
Quem foi o Dr. Augusto César Leite?
Homenagem ao Professor Sebastião
Mendonça se reúne com representante da ONU
Dilma Rousseff é recepcionada no aeroporto de Aracaju
Governador Marcelo Déda é homenageado.
Lançamento do livro Retratos do Brasil profundo
Sergipana lança livro em Itabaiana
Homenagem a Luiz Carlos Reis
Antonio Maia - Arte e alma de Sergipe
Paulo Barreto de Menezes
Jota Soares, um sergipano no cinema
Entrevista com Rogério
Acrísio Cruz
Joel Silveira
50 anos da Empresa Senhor do Bomfim
Carlos Augusto Monteiro: o novo presidente da OAB.
Maria Thetis Nunes fez história na cultura sergipana
Entrevista com João Carlos Paes Mendonça
Carlos Ayres Britto
Medalhas do Mérito Aperipê e Cultural
Sergival
Srs. Newton e Miguel Gonçalves
José Augusto (São Lucas) Barreto
Ofenísia Soares Freire
Fausto Cardoso
J. Inácio
Zé Peixe
Ismar Barreto