Aracaju, SE 13/11/19
 

Nossa História
nova orla
points do turista
igrejas e museus
agenda
cultura
noticias
turismo
personalidade
artesanato
videos
galeria de fotos
culinária
passeios em sergipe
Sergipe
mapas
contato
 
Espaços Terapêuticos, Academias desportivas - Aracaju Sergipe
Auto-peças, Acessórios, Auto-escolas, Pneus, Oficinas e Serviços - Aracaju Sergipe
Bares, Lanchonetes, Boates - Aracaju Sergipe
Institutos de Beleza, Centro de Estética, Lojas de Cosméticos, Noivas - Aracaju Sergipe
Móveis, Decoração, Armários, Cozinhas, Quartos - Aracaju Sergipe
Docerias, Deli, Buffet Eventos e Festas, Padarias - Aracaju Sergipe
Delícias Regionais, Churrascaria, Cozinha Naturalista, Cozinha Oriental/Francesa/Italiana/Alemã - Aracaju Sergipe
Pizzarias, Lanchonetes - Aracaju Sergipe
Lanchonetes, Acarajés, Salgados
Pousadas, Motéis - Aracaju Sergipe
Hotéis, Resort's - Aracaju Sergipe
Farmácia & Drogria, Farmácias de Manipulação - Aracaju Sergipe
Lançamentos, Promoções - Aracaju Sergipe
Suprimentos, Recarga de cartuchos, Computadores, Assitência Técnica - Aracaju Sergipe
Empreendimentos - Aracaju Sergipe
Colégios, Cursos Profissionalizantes, Universidade, Faculdade, Escolas de Idiomas - Aracaju Sergipe
Clínicas Médicas, Hospitais, Oftalmologista, Ortopedista, Ondotologia, Dermatologia, Cirurgia Plástica - Aracaju Sergipe
Moda Jovem, Moda Praia, Moda Íntima, Calçados & Bolsas, Acessórios & Bijuterias, Presentes - Aracaju Sergipe
Lojas, Madereiras, Tintas - Aracaju Sergipe
Supermercados, Distribuidoras - Aracaju Sergipe
Agências, Receptivo, Operadoras - Aracaju Sergipe
TV, Rádio, Jornais, Revistas - Aracaju Sergipe
Lavandeiras, Escritórios de Contabilidade, Gráfica e Copiadora, Detetização, Seguradoras e Seguros, Taxi, Chaveiros, Telefones Úteis - Aracaju Sergipe
 

 
Personalidades
Visite Aracaju. Aqui você é mais Feliz!
Governador Marcelo Déda é homenageado.



A atenção dada ao futebol sergipano pela atual gestão do poder público estadual, sobretudo com investimentos vultosos na reforma e ampliação de estádios em diversos municípios, credenciaram o governador Marcelo Déda a ser agraciado com a Comenda 'Robério Garcia'. A homenagem lhe foi entregue na noite desta quinta-feira, 27, na solenidade de lançamento do Campeonato Sergipano de Futebol Profissional, o 'Sergipão-2011'. No auditório da sociedade Semear, também foram agraciados com a primeira edição da Comenda os mais antigos cronistas esportivos do Estado.

"Eu, que comecei a ouvir as transmissões do futebol sergipano e nacional pelas vozes de muitos destes que hoje foram homenageados; eu que vim para Aracaju e comecei a frequentar o Batistão quando abria os portões no segundo tempo, torcendo pelo meu Itabaiana ou muitas vezes pelo Sergipe ou Confiança quando enfrentavam equipes de outros Estados; eu que acompanhei pelas vozes desses homens que aqui foram homenageados, os momentos mais emocionantes do nosso esporte; vocês não têm idéia da minha alegria e felicidade, de no dia em que cada um deles recebe esta homenagem, eu também estar recebendo", ressaltou o governador em seu discurso.



Dizendo-se o 'menos merecedor' da honraria ao descrever os demais homenageados como profissionais que "fizeram das suas profissões instrumentos a serviço da divulgação do esporte e da consolidação do futebol", Déda também falou sobre o empenho do Governo no sentido de estimular a prática esportiva no Estado. "Tenho plena consciência do esforço que fiz, à frente do Governo, para ajudar não apenas o futebol, mas o esporte em nosso Estado: construindo estádios, construindo equipamentos para a juventude praticar esportes, financiando eventos esportivos através de parcerias ou com recursos do próprio Governo", acrescentou Déda.

Mas o investimento de quase R$ 12 milhões na recuperação de estádios foi o elemento que mais rendeu elogios ao poder público no decorrer da solenidade. "Claro que nós que estamos na vida pública gostamos de inaugurar obras novas; eu poderia muito bem fazer um belo estádio; escolher uma cidade onde meu interesse político falasse mais alto e investir R$12milhões. Diria que era um estádio novo, feito por mim. Mas eu compreendi que não era a vaidade que tinha que falar alto; quem tinha que falar alto era o interesse do futebol sergipano e esse interesse exigia que eu tivesse humildade para recuperar estádios já construídos por outros governadores", afirmou.



O governador ainda citou cada uma das reformas. Iniciou pela do estádio Albano Franco, em Simão Dias, já concluída e entregue. Seguiu com o presidente Médici, em Itabaiana, cuja inauguração da reforma e ampliação, com o fechamento do anel de arquibancadas, ocorrerá no próximo domingo. Lembrou ainda da recuperação do Francão, em Estância, que se encontrava em estado de abandono e do Brejeirão, em Tobias Barreto, que além da reforma, recebeu nova iluminação. E concluiu com a reforma do estádio Antônio Carlos Valadares, em Maruim. "Foram investimentos para viabilizar praças de esportes que oferecessem condições para o espetáculo do nosso futebol".

O reconhecimento veio nas palavras do radialista e comentarista esportivo Carlos Magalhães, um dos mais antigos em atividade no Estado - fator que o levou a ser escolhido para discursar em nome dos homenageados. "Fui testemunha do trabalho que o senhor realizou em prol do futebol de Sergipe. O Francão, por exemplo, estava totalmente destruído", colocou o 'Magá', fazendo coro com o presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Carivaldo Souza.

"A justificativa da homenagem ao governador é que ele tem feito muito pelo esporte sergipano, principalmente pelo futebol. Foi o único governador que viu que estávamos com problemas nos estádios do interior e os reformou. Desde o seu primeiro mês de governo ele vem ajudando o futebol sergipano. Portanto, é uma gratidão imensa que nós temos pelo governador", declarou Carivaldo.

Copa do Mundo

Ao reafirmar a continuidade da colaboração do Governo, com destaque para a parceria do Banese com o futebol local, Déda assegurou que continua empenhado em buscar a melhor alternativa para viabilizar a participação de Sergipe na Copa do Mundo de 2014.

"Temos o grande desafio de preparar Sergipe para que nós também sejamos beneficiários da Copa do Mundo. Num primeiro momento nós concebemos a reforma e ampliação do Batistão, mas durante os estudos do projeto fomos colocados diante de uma situação nova, que não tínhamos previsto: a possibilidade das arquibancadas não poderem ser aproveitadas, o que na prática significaria pôr abaixo o velho estádio e erguer um novo", explicou o governador.

Segundo ele, diante desta constatação, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) elaborou um novo projeto que prevê a construção de um novo estádio em outro local. "É justamente esse debate que estamos travando internamente no Governo: verificar a relação custo-benefício das duas propostas. Obviamente que o grande definidor será o custo, a capacidade de investimento ou captação de parcerias que o Estado tem. Mas nesse processo ouviremos a Federação, ouviremos os clubes e ouviremos a crônica desportiva", complementou.

Robério Garcia

Ainda no decorrer da noite, seja ao discursar ou conceder entrevistas, Déda procurou destacar o legado de Robério Garcia, ex-presidente da FSF que dá nome à Comenda recém-criada. "Talvez seja o nome mais emblemático do nosso futebol, pelo seu visionarismo, pelo seu amor aos clubes que dirigiu, pela sua capacidade organizadora, e pela sua coragem de levar o nosso futebol ao profissionalismo", descreveu o governador.

"Além disso, era um homem comprometido com as causas populares, como político de esquerda. Era um homem que, ao lado da prática desportiva, fazia da prática política e da militância social os outros elementos da sua vida; de cidadão perseguido pelo regime militar, perseguido pelos reacionários, Robério hoje é, sem dúvida alguma, uma referência, uma lembrança e um exemplo para todos que nas mais variadas áreas fazem o futebol e o esporte em Sergipe. A federação agiu de forma extremamente feliz ao dar o seu nome a essa medalha", concluiu.

Também foram homenageados com a Comenda os cronistas esportivos José Eugênio de Jesus, Wellington Elias da Paixão, Carlos Magalhães, Alceu Monteiro, Viana Filho, Raymundo Luiz da Silva, Antonio Barbosa de Melo, Carlos Menezes, Carlos Rodrigues, Paulo Williams, Carlos Silveira, Reinaldo Moura, Antonio Menezes, Paulo Gomes, José Canabrava de Mendonça, Manoel Xavier de Almeida, Geraldo Chagas Ramos, Antonio Lobão, Pedro Luiz Moura, Genivaldo Couto, Genoval Pacheco, Jefferson Lopes, Wilson Tobias, Givaldo Batista dos Santos, Paulo Lacerda, Antonio Newton Porto, José Leó de Carvalho Filho, Alcei de Carvalho, Paulo Roberto da Silva Lima, João Batista Santana, Irandi Santos, Jose Antonio Marques, Geraldo Barreto, Carlos Batalha, Alexandre Santos, Roberto Silva, Gilvan Fontes, Fernandes Dória e Jorge Araújo.

Solenidade

Ainda dentro da programação de lançamento do 'Sergipão 2011', ocorreu o desfile das musas de cada clube, a apresentação dos novos uniformes das equipes e da tabela oficial, dentre outras ações desenvolvidas pela FSF, como forma de promoção e motivação para o sucesso da competição deste ano, que começa no dia 6 de fevereiro com o clássico entre Sergipe e Confiança.

Presenças

Na solenidade estavam presentes ainda o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento; o promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Dejaniro Jonas; o secretário de Estado do Esporte, Maurício Pimentel; o prefeito de Macambira, Ricardo Souza; bem como dirigentes e atletas dos clubes que compõem o campeonato estadual e profissionais da imprensa local.

Fonte: ASN
Fotos: Marco Vieira/ASN








:: VEJA TAMBÉM
Augusto do Prado Franco
Hermes Fontes
João Ribeiro - Um sábio que completa 15I anos
Jackson Barreto
Centenário de Costa Pinto.
Associação Sergipana de Imprensa comemora 80 anos
Luiz Antônio Barreto
Dominguinhos e sua tragetória de sucesso
Jouberto Uchôa de Mendonça, reitor da Universidade Tiradentes, é o mais novo imortal da Academia Sergipana de Letras.
O ex-governador Lourival Baptista deixa saudades
Prefeito pretigia posse da nova Mesa Diretora da AL
Bloco Carnavalesco Siri na Lata
Empresária Maria Celi Barreto
Conselho Estadual de Cultura celebra 45 anos
Sergipana com necessidade especial é exemplo ao prestar Enem
Homenagem ao centenário de José Rollemberg Leite
100 anos de Drº Augusto do Prado Franco
História Cangaceira
Artur Oscar de Oliveira Déda lança livro de crônicas
Bonifácio Fortes
Dom Távora - O bispo dos operários
Jornalista Cleomar Brandi é homenageado
Quem foi o Dr. Augusto César Leite?
Homenagem ao Professor Sebastião
Mendonça se reúne com representante da ONU
Dilma Rousseff é recepcionada no aeroporto de Aracaju
Governador Marcelo Déda é homenageado.
Lançamento do livro Retratos do Brasil profundo
Sergipana lança livro em Itabaiana
Homenagem a Luiz Carlos Reis
Antonio Maia - Arte e alma de Sergipe
Paulo Barreto de Menezes
Jota Soares, um sergipano no cinema
Entrevista com Rogério
Acrísio Cruz
Joel Silveira
50 anos da Empresa Senhor do Bomfim
Carlos Augusto Monteiro: o novo presidente da OAB.
Maria Thetis Nunes fez história na cultura sergipana
Entrevista com João Carlos Paes Mendonça
Carlos Ayres Britto
Medalhas do Mérito Aperipê e Cultural
Sergival
Srs. Newton e Miguel Gonçalves
José Augusto (São Lucas) Barreto
Ofenísia Soares Freire
Fausto Cardoso
J. Inácio
Zé Peixe
Ismar Barreto