Aracaju, SE 20/09/19
 

Nossa História
nova orla
points do turista
igrejas e museus
agenda
cultura
noticias
turismo
personalidade
artesanato
videos
galeria de fotos
culinária
passeios em sergipe
Sergipe
mapas
contato
 
Espaços Terapêuticos, Academias desportivas - Aracaju Sergipe
Auto-peças, Acessórios, Auto-escolas, Pneus, Oficinas e Serviços - Aracaju Sergipe
Bares, Lanchonetes, Boates - Aracaju Sergipe
Institutos de Beleza, Centro de Estética, Lojas de Cosméticos, Noivas - Aracaju Sergipe
Móveis, Decoração, Armários, Cozinhas, Quartos - Aracaju Sergipe
Docerias, Deli, Buffet Eventos e Festas, Padarias - Aracaju Sergipe
Delícias Regionais, Churrascaria, Cozinha Naturalista, Cozinha Oriental/Francesa/Italiana/Alemã - Aracaju Sergipe
Pizzarias, Lanchonetes - Aracaju Sergipe
Lanchonetes, Acarajés, Salgados
Pousadas, Motéis - Aracaju Sergipe
Hotéis, Resort's - Aracaju Sergipe
Farmácia & Drogria, Farmácias de Manipulação - Aracaju Sergipe
Lançamentos, Promoções - Aracaju Sergipe
Suprimentos, Recarga de cartuchos, Computadores, Assitência Técnica - Aracaju Sergipe
Empreendimentos - Aracaju Sergipe
Colégios, Cursos Profissionalizantes, Universidade, Faculdade, Escolas de Idiomas - Aracaju Sergipe
Clínicas Médicas, Hospitais, Oftalmologista, Ortopedista, Ondotologia, Dermatologia, Cirurgia Plástica - Aracaju Sergipe
Moda Jovem, Moda Praia, Moda Íntima, Calçados & Bolsas, Acessórios & Bijuterias, Presentes - Aracaju Sergipe
Lojas, Madereiras, Tintas - Aracaju Sergipe
Supermercados, Distribuidoras - Aracaju Sergipe
Agências, Receptivo, Operadoras - Aracaju Sergipe
TV, Rádio, Jornais, Revistas - Aracaju Sergipe
Lavandeiras, Escritórios de Contabilidade, Gráfica e Copiadora, Detetização, Seguradoras e Seguros, Taxi, Chaveiros, Telefones Úteis - Aracaju Sergipe
 

 
Turismo
Visite Aracaju. Aqui você é mais Feliz!

Aracaju desponta nacionalmente para o turismo
.


Aracaju, 20 de Agosto de 2009

"A parceria do trade turístico com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju [Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte], realmente está trazendo bons resultados", avalia o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE) e do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Sergipe, Manoel Lisboa. Dados da entidade comprovam que o crescimento de visitantes na cidade chega a 7% ao ano.

O esforço do município em divulgar, por todo o país, as potencialidades turísticas da capital brasileira da qualidade de vida está entre as principais causas desse aumento no fluxo de turistas. Nesse sentido, algumas ações podem ser destacadas, como a presença de Aracaju no 4º Salão de Turismo em São Paulo, de 1º a 05 de julho, é uma delas. Outra iniciativa é a Caravana do Turismo, criada há três anos e coordenada pelo Convention Bureau, com o apoio da Funcaju.



Para Manoel Lisboa, é de extrema importância para o desenvolvimento sócio-econômico da capital sergipana que o poder público municipal continue investindo no setor. "Aracaju é o portão de entrada e a principal vitrine do Estado. É na capital sergipana que se concentram os melhores hotéis, opções de bares, restaurantes e praias, fato que - associado aos parques, praças, ciclovias e ao clima de segurança - contribui para o desenvolvimento do turismo familiar", argumenta.

Dados da ABIH/SE comprovam que o crescimento do turismo na cidade se reflete na excelente rede hoteleira e infraestrutura urbana. São 80 hotéis e pousadas, onde a grande maioria se concentra na praia de Atalaia.  Nos meses de junho e janeiro - período de grande fluxo turístico na capital de Sergipe por conta das férias de final de ano e do Forró Caju - os hotéis garantem uma média de ocupação que varia de 80% a 90%.

O taxista Ronaldo de Menezes trabalha no ramo há 22 anos e, só na última década, observa que a entrada de turistas cresceu bastante. Por semana, Ronaldo fecha oito pacotes de turismo. "Passeio com eles pelos pontos turísticos. Hoje recebemos famílias de todo o país, fato que me dá uma renda extra. A prefeitura trabalhou bem, deixou a cidade bonita e organizada. O pessoal reconhece isso e os comentários que ouço dentro do táxi são que Aracaju é limpa, tranquila e bonita. A maioria volta depois", observa.



Camareiras, recepcionistas, garçons, taxistas, enfim, todos os profissionais que compõem o ramo turístico, estão passando por reciclagem periodicamente. "Estamos desenvolvendo um trabalho junto à Emsertur [Empresa Sergipana de Turismo] e o município, no sentido de desenvolver um programa de capacitação de reciclagem, pois se queremos ser fortes também no turismo, temos que desenvolver frequentemente a arte de receber bem", ressalta Manoel Lisboa.

A preocupação da Prefeitura de Aracaju também está no âmbito do bom atendimento ao turista. Por isso, o município firmou parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Emsetur no apoio à promoção de cursos de capacitação para a mão-de-obra turística "Somos ainda parceiros do programa Sergipe de Braços Abertos, do Governo do Estado, onde conseguimos atender uma gama de profissionais no sentido de qualificá-los", ressalta a diretora de Eventos da Funcaju, Tanit Bezerra.

Turismo familiar

Tranquila, acolhedora e charmosa, a capital sergipana se consolidou no cenário nacional como um excelente destino turístico para famílias. O grande diferencial está em agregar todos os atrativos de uma cidade grande, com um diferencial: segurança, excelente infraestrutura urbana e baixo índice de violência, aliados às belezas naturais e às praias mornas. Esses atributos são enaltecidos pelos familiares que aqui desembarcam de todas as partes do país, o que tem impulsionado o turismo familiar.  

Aracaju também oferece muita animação, estrutura e segurança para os visitantes atraídos pelos roteiros baseados em grandes eventos. As principais festas da cidade são o Projeto Verão, realizado entre o final de janeiro e início de fevereiro com o melhor do pop nacional - e o que é melhor, gratuitamente -, e o Forró Caju, considerado atualmente um dos maiores festejos juninos do Brasil, com média de público de 100 mil pessoas por noite.

No mês de junho, uma das datas mais comemoradas e ansiadas pela população local, a cidade se enfeita e fica mais acolhedora para receber as centenas de turistas que escolhem Aracaju como destino. No período dos festejos juninos, a capital sergipana se transforma em ícone da cultura nordestina e chega a receber em torno de 200 mil visitantes.

O principal atrativo para os turistas nesse período é o Forró Caju, que movimenta a economia da cidade. Um dos setores que costumam lucrar com a grande festa é o hoteleiro, que chega a receber 60 mil pessoas durante o mês. Nessa época, os mercados municipais, uns dos principais pontos turísticos da cidade, fervilham de visitantes, curiosos para conhecer a culinária e o artesanato locais.

Atraídos pela fama de cidade segura e organizada, os turistas que aproveitam as festas juninas em Aracaju acabam por se encantar com as belezas naturais e com a hospitalidade dos aracajuanos. A catarinense Simone Mueller é um exemplo disso. "Desta vez vim para aproveitar o período do São João, mas já é a terceira vez que venho pra cá descansar. Primeiro porque a considero uma cidade linda, que reúne vários tipos de belezas, e depois porque admiro muito a organização, e depois, a liberdade com que podemos caminhar pelos mercados e pela orla", revela.

Confira alguns pontos turísticos de Aracaju:

Parque Augusto Franco (Sementeira) - Área verde onde as pessoas costumam ter contato com a natureza e praticar atividades físicas.  

Mirante da 13 de Julho - Local onde é possível ter uma bela vista da zona sul da cidade e curtir o calçadão repleto de manguezais.

Mercados Thales Ferraz, Antônio Franco e Albano Franco - Além da bela arquitetura, o visitante encontra comidas tímicas e artesanato local.

Praça Olympio Campos - Onde está concentrada a arquitetura histórica do Centro e é possível visitar a pé a Galeria de Arte Álvaro Santos, além da Catedral Metropolitana e da Ponte do Imperador - construída para receber Dom Pedro II.

Orlinha do bairro Industrial - Espaça onde se concentram restaurantes, uma bela vista do rio Sergipe e o centro de artesanato Chica Chaves

Colina do Santo Antônio - Parte mais alta da cidade onde se tem uma bela vista e uma Igreja histórica que marcou o surgimento de Aracaju

Praias - São aproximadamente 35 km de litoral, com águas mornas e rasas, ótimas para o banho; além de bares e restaurantes estruturados. Destacam-se as praias de: Atalaia, Aruana, Robalo, Náufragos, Refúgio e Mosqueiro.

Oceanário de Aracaju - Instalado na orla de Atalaia e em forma de tartaruga, o oceanário abriga 20 aquários que mostram a diversidade da flora e fauna marítima e fluvial de Sergipe.

fonte: PMA
foto: Sílvio Rocha, Lízia Martins, Pedro Leite.


:: VEJA TAMBÉM
Governo solicita ao DNIT revisão da sinalização das rodovias federais em Sergipe
Governo do Estado discute ações para o fomento do turismo sergipano
Secretaria de Turismo realiza capacitações de operadoras em SP e MG
Odonto Fantasy 2016 reúne diversas atrações em Aracaju
Sergipe participa de Fórum Nacional de Secretários de Turismo
Governo do Estado e prefeitura de Poço Redondo assinam termo de cooperação para construção da orla do povoado Curralinho
Projeto ‘Setesp Itinerante’ inicia agenda de visitas por Canindé de São Francisco
Festival de Danças Árabes de Sergipe
Secult lança exposição sobre Sergipanidade no Corredor Cultural Irmão
‘O Teatro Mágico’ se apresenta nesta quinta, 30 no TTB
Pablo e Marília Mendonça estarão no São Pedro de Capela
Cine Vitória recebe o Festival de Cinema Europeu
Cine Mais UFS exibe filme 'Vocação do Poder' dia 27
Agentes de viagens e jornalistas da Bahia visitam Sergipe para conhecer o que o estado tem de melhor
Orsse estreia Série Laranjeiras com repertório inédito
Shopping vai receber a Campanha Sou Amigo do Samu
Veja a lista dos premiados no Oscar 2016
Speed Day
Orquestra Zé Frevança faz a folia do Museu da Gente
Fest Verão: expectativa é de 40 mil pessoas por noite
Natal: Coral Vivace fará apresentação de Natal hoje
Secretaria de Esportes e entidades se reúnem para definir acesso de deficientes à Arena Batistão
Feriadão tem opções de diversão para as crianças
Museu da Gente Sergipana ultrapassa os 300 mil visitantes
Festival Internacional ‘Pequeno Cineasta’ atrai estudantes
O espetáculo, que existe há um ano, apresenta elementos da cultura sergipana na estética infantil, para aproximar as crianças de personalidades sergip
Zé Peixe é tema de espetáculo
Itaporanga cancela contratos de bandas para o São João
Orquestra Ouro Preto apresenta canções dos Beatles
Programação diversificada na Temporada Mariano de Artes
Arraial Aracajufest abre os festejos juninos
Cortejo folclórico abre a programação da Aldeia Sesc
Dia 10 a Casa Rua da Cultura vai iniciar Temporada
Seed lança XXXII Jogos da Primavera nesta terça, 31
Declare seu Amor a Aracaju - 160 anos
Eri Pinta e Johnson Borda em Aracaju
Funcaju divulga blocos de carnaval que receberão apoio
Começa hoje a festa da padroeira de Pirambu
Dioguinho DHS lança carreira solo nesta sexta-feira, 30
Fest Verão Sergipe em contagem regressiva
Óculos em formato de coração são a febre do verão
Programação do Réveillon da Orla da Atalaia é divulgada
Espetáculo “No Reino da Caatinga”
Odonto Fantasy 2014
Fábio Jr. e José Augusto apresentam show em Aracaju
Espetáculo “E foram, quase, felizes para sempre”
''É proibido cochilar'' será exposta na Jenner Augusto
Festival Mestre Deca em Laranjeiras acontece dia 20
Turistas estrangeiros lotam Sergipe
Copa traz visibilidade para Sergipe
Profissionais que receberão a Seleção da Grécia são capacitados pelo Pronatec Copa
Estado, prefeitura e trade turístico unidos para a recepção dos turistas na Copa 2014
Emsetur participará da ABAV Bahia
Setur entrega projetos de revitalização turística para Laranjeiras
Fifa faz doação de material esportivo para o Batistão
Setur e Emsetur participam da BNTM 2014
Mtur elabora Plano Estratégico de Marketing Turístico para Sergipe
Sergipe na revista de bordo da Azul
Universidade Federal de Sergipe inicia mestrado voltado para Turismo
Setur e Emsetur fazem entrega de presentes a instituições carentes
Emsetur capacita agentes de viagem do Centro-Oeste
Sergipe participa de eventos turísticos em São Paulo
Setur realiza aula inaugural do Pronatec Copa
Sergipe registra aumento de 25% em estabelecimentos turísticos
Comissões de Turismo do Senado e Câmara se reunirão em Aracaju
Agentes de viagem da Bahia realizaram Famtour em Aracaju
Sergipe já está na rota dos grandes eventos esportivos
Governo de Sergipe inicia reforma dos Arcos da Orla da Atalaia
Arraiá do Povo continua animando as noites sergipanas
Setur e Emsetur lançam promoção “Feriado em Sergipe”
Festejos Juninos de Sergipe terão destaque em evento de turismo na Bahia
MTUR garante verba para Centro de Convenções de Sergipe
Setur e Emsetur divulgam Sergipe em evento da CVC
Presidenta Dilma e governador Marcelo Déda inauguram ponte Gilberto Amado
Sergipe é destaque em publicação nacional como ponto de turismo histórico
Aracaju vai receber voos fretados do Chile
Jornal Brasilturis destaque as belezas de Sergipe
Aracaju comemora o Dia do Turismo com excelentes resultados
Cresce o turismo nacional de acordo com 8ª edição da PACET
Agosto é mês de Samba na Orla Pôr do Sol
O forró continua na Orla Pôr do Sol durante o mês de julho
Brejo Grande - Sergipe
Turismo em alta no estado de Sergipe
Setur realiza reunião com municípios para fortalecimento institucional
Primeira eliminatória do Alumiar atrai sergipanos e turistas à Orla de Atalaia
Quinteto Sanfônico abre a Semana do Turismo
Aracaju recebe pesquisa sobre turismo
Centros de Atendimento ao Turista são elogiados
Aracaju estará representada no 6º Salão do Turismo
Cidade ganha destaque nacional
Veja como ficará o novo calçadão da Beira Mar
Projeto 'Caju na Rua'
Objetivo do Verão Sergipe é promover a inclusão social e fortalecer o turismo na região
Turise Operadora é premiada pelo Sebrae
Reveillon em Aracaju: Margareth Menezes promete grande show.
Turise Operadora leva você ao Carnaval em Buenos Aires. Confira!
Sergipe é contemplado em publicação durante a Abav
Graffitis dão novos tons às ruas de Aracaju
Praça São Francisco é o novo patrimônio cultural da humanidade
Balanço positivo dos quatro dias do Forró Siri
Forró Siri 2010
Copa do Mundo 2010
Embratur prevê entrada de 11,1 milhões de turistas com a copa de 2014
Feira de Sergipe 2010 - será de 14 a 31 de janeiro.
Aracaju desponta nacionalmente para o turismo
II Sergipe Export ajuda a promover exportações
Festas Juninas 2010
Aracaju na cena musical eletrônica brasileira
Natal em Aracaju
Starfish Resort
São João 2010
Carnaval 2008
Programa de Desenvolvimento do Turismo
Sergipe participa de bolsa turística em Porto Alegre
Amazonas na rota dos cruzeiros marítimos
Dicas de Viagem
Feira de Sergipe 2007
Roteiros turísticos brasileiros
O despertar da Bahia para novos empreendimentos
KLM incrementa serviços para China e Caribe
Dia Internacional do Turismo
Bonturn vende vários estandes em apenas um mês
Dia das Crianças no Parador Maritacas Resort
Feriado de 7 de setembro no Sofitel Rio de Janeiro
TAM oferta novo vôo ligando Aracaju ao Rio
Turista internacional quer voltar ao Brasil
Seminário discute Turismo de Aventura
Bahia e Pernambuco criam roteiro turístico integrado
Vôo charter ligará Portugal ao Maranhão
Salão de Turismo mobiliza 69 roteiros nordestinos
Dia dos Namorados
Rede Pestana oferece pacotes e jantares românticos