Aracaju, SE 22/11/19
 

Nossa História
nova orla
points do turista
igrejas e museus
agenda
cultura
noticias
turismo
personalidade
artesanato
videos
galeria de fotos
culinária
passeios em sergipe
Sergipe
mapas
contato
 
Espaços Terapêuticos, Academias desportivas - Aracaju Sergipe
Auto-peças, Acessórios, Auto-escolas, Pneus, Oficinas e Serviços - Aracaju Sergipe
Bares, Lanchonetes, Boates - Aracaju Sergipe
Institutos de Beleza, Centro de Estética, Lojas de Cosméticos, Noivas - Aracaju Sergipe
Móveis, Decoração, Armários, Cozinhas, Quartos - Aracaju Sergipe
Docerias, Deli, Buffet Eventos e Festas, Padarias - Aracaju Sergipe
Delícias Regionais, Churrascaria, Cozinha Naturalista, Cozinha Oriental/Francesa/Italiana/Alemã - Aracaju Sergipe
Pizzarias, Lanchonetes - Aracaju Sergipe
Lanchonetes, Acarajés, Salgados
Pousadas, Motéis - Aracaju Sergipe
Hotéis, Resort's - Aracaju Sergipe
Farmácia & Drogria, Farmácias de Manipulação - Aracaju Sergipe
Lançamentos, Promoções - Aracaju Sergipe
Suprimentos, Recarga de cartuchos, Computadores, Assitência Técnica - Aracaju Sergipe
Empreendimentos - Aracaju Sergipe
Colégios, Cursos Profissionalizantes, Universidade, Faculdade, Escolas de Idiomas - Aracaju Sergipe
Clínicas Médicas, Hospitais, Oftalmologista, Ortopedista, Ondotologia, Dermatologia, Cirurgia Plástica - Aracaju Sergipe
Moda Jovem, Moda Praia, Moda Íntima, Calçados & Bolsas, Acessórios & Bijuterias, Presentes - Aracaju Sergipe
Lojas, Madereiras, Tintas - Aracaju Sergipe
Supermercados, Distribuidoras - Aracaju Sergipe
Agências, Receptivo, Operadoras - Aracaju Sergipe
TV, Rádio, Jornais, Revistas - Aracaju Sergipe
Lavandeiras, Escritórios de Contabilidade, Gráfica e Copiadora, Detetização, Seguradoras e Seguros, Taxi, Chaveiros, Telefones Úteis - Aracaju Sergipe
 

 
Turismo
Visite Aracaju. Aqui você é mais Feliz!

Graffitis dão novos tons às ruas de Aracaju


O Graffiti vem tomando as ruas de Aracaju (Fotos: Portal Infonet)

Basta apenas um simples passeio pelas ruas de Aracaju para logo percebermos a variedade de imagens, formas e cores de um tipo de arte que já foi alvo de muito preconceito pela sociedade. O graffiti aos poucos vem tomando a cidade e contribuindo para a assimilação de novos conceitos e idéias ao movimento artístico de Aracaju.

Durante muitos anos e até hoje, muitas pessoas acabam associando os trabalhos dos escritores de graffiti ou graffiteiros, como são chamados os profissionais que fazem graffiti, às ações dos pichadores que acabam danificando visualmente residências e estabelecimentos comerciais da cidade. Em contrapartida, o graffiti tem se tornando para muitos não só um hobby, como também uma forma de projeção profissional.

É o caso de André Chagas, 30 anos, considerado um dos melhores ‘escritores’ de graffitis do Estado. Desenvolvendo trabalhos desde 1999, 'Chagas', como é mais conhecido, traz um currículo repleto de atividades de grafitagem no espaço urbano, visando assuntos de caráter regional e social. “Trabalho com isto há uns dez anos, mas sempre desenhei. Na época que comecei não tinha muitos trabalhos desse tipo aqui. Sem contar que ainda ‘rolava’ mais a coisa do preconceito, mas hoje nem tanto”, explana.

Reconhecimento


Chagas trabalha há 10 anos com escrtor de graffiti


Em diversos pontos da cidade, podem-se conferir vários trabalhos de autoria de Chagas. Em 2003, ele foi premiado em um concurso realizado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), na categoria spray. Em 2004, foi o vencedor da técnica de Air brush no concurso de graffiti da Secretaria da Juventude e do Esporte (SEJESP) e em 2006 foi o criador da mascote do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), na categoria computação gráfica.

Além disso, Chagas já realizou diversos cursos de grafitagem em diversas instituições e agências de publicidade em Aracaju. “Para fazer graffiti a pessoa deve ter um bom planejamento, ter referências, saber as cores certas, e principalmente ter uma boa idéia. O importante nesse trabalho é transformar um espaço ocioso, com a aparência de abandono, em um lugar mais harmônico, transmitindo uma idéia através da arte”, explica o artista.

Ele conta que é sempre importante conhecer o local que está sendo feita a obra, para evitar possíveis transtornos. ”É sempre importante pedir autorização para realizar os trabalhos. Também desenvolvo profissionalmente o graffiti. Os valores dos meus trabalhos podem variar de acordo com o pedido do cliente”, esclarece.

'Fotograffiti'


Um dos trabalhos de fotograffit feito por Chagas (Foto: Chagas)

Dentro deste universo, uma nova modalidade envolvendo a fusão do graffiti e da fotografia vem sendo adotada por muitos profissionais desta área: a fotograffite. Com uma composição atrelada aos temas urbanos, a fotograffiti tende a se tornar outra grande arte para a paisagem visual urbana.

O gratifeito Chagas já desenvolveu também este tipo de trabalho, com a aprovação de muita gente. “Acredito que a fotograffiti seja até mais simples de se fazer do que o graffiti em si”, aponta.

Primeiros indícios


Vinícius mostra seus primeiros modelos de graffiti

De acordo com estudos sobre o tema, os primeiros indícios de grafitagem no Brasil existiam na forma de propagandas e protestos, carregando ainda o estigma de pichação. Já em 1978, trabalhos com um viés mais artístico foram considerados os primeiros graffites propriamente ditos, com maior expressividade na região sudeste brasileira.

Com o aperfeiçoamento de técnicas e o desenvolvimento de novos estilos como o ‘stencil art’ e o ‘graffit hip-hop’, a cultura do graffiti, influenciada pelas disputas entre ‘escritores’ associados à cultura do Hip Hop norte-americano, vem se configurando como uma arte freqüente nos diversos espaços sociais urbanos, influenciando pessoas em todos os lugares, principalmente os jovens.

Estímulo


Trabalho realizado pelo grafiteiro Chagas (Foto: Chagas)

Para o estudante Vinícius de Souza, de 14 anos, a recente descoberta do graffiti assustou sua família. “Quando eu disse para os meus parentes que eu gostava desse tipo de desenho, percebi que eles estranharam um pouco. Mas aos poucos eles começaram a se acostumar com a idéia”, lembra o adolescente.

Ele relata que sua relação com o desenho tem na sua história familiar algumas inspirações. “Meu avô trabalha fazendo desenhos para modelo de bordados e o meu irmão mais velho sempre fazia desenhos muito legais. Eu comecei a ver muitos desenhos na rua e comecei a gostar e a ficar com vontade de fazer também. Tenho muita vontade de graffitar, mas ainda não conheço o jeito correto de fazer”, diz Vinícius.

O grafiteiro Chagas aconselha esse novo público jovem que vem sendo atraído pelo mundo do graffite. “Essa galera mais jovem que está começando tem que descobrir o que motiva a fazer graffiti. Tem de descobrir o estilo, a técnica, o segmento por meio de pesquisas, até para conhecer novos artistas e criar seu próprio estilo. Tudo isso também com o propósito de trazer algo relevante para a sociedade”, recomenda.

Incentivo


Arquiteta da Emurb, Angélica Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

Aos poucos, a cultura do graffiti está sendo aceita pela população, estando presente até em obras públicas espalhadas pela cidade. É o que diz a arquiteta e urbanista da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Angélica Rocha.“Realmente o graffiti é uma arte que vem para agregar valor ao espaço urbano que a gente projeta”, aponta.

Ela explica que as obras desenvolvidas pelos graffiteiros tornam-se um meio de valorização e proteção de regiões do espaço urbano. “Na cidade, dependendo da proposta, nós entramos em contato com estes profissionais de graffite, explicamos o que precisamos, daí a arte e a criatividade ficam a cargos deles. Já utilizamos muitos recursos do graffite, sendo que tentamos mostrar à comunidade que naqueles painéis existe muita arte”, esclarece a arquiteta.

Diferentemente do pichamento, os graffitis são dotados da expressividade de cada artista, além de transmitir uma mensagem relevante para a sociedade. “De certa forma, este trabalho acaba até evitando a ação de pichadores, protegendo a área. Sem contar que cada trabalho traz um significado. Muitos pichadores dizem que fazem graffiti, mas eles acabam invadindo qualquer lugar sem autorização alguma. Já os profissionais graffiteiros respeitam as propriedades e os espaços urbanos”, comenta Angélica.

Por Victor Hugo e Kátia Susanna
Fonte: Infonet


:: VEJA TAMBÉM
Governo solicita ao DNIT revisão da sinalização das rodovias federais em Sergipe
Governo do Estado discute ações para o fomento do turismo sergipano
Secretaria de Turismo realiza capacitações de operadoras em SP e MG
Odonto Fantasy 2016 reúne diversas atrações em Aracaju
Sergipe participa de Fórum Nacional de Secretários de Turismo
Governo do Estado e prefeitura de Poço Redondo assinam termo de cooperação para construção da orla do povoado Curralinho
Projeto ‘Setesp Itinerante’ inicia agenda de visitas por Canindé de São Francisco
Festival de Danças Árabes de Sergipe
Secult lança exposição sobre Sergipanidade no Corredor Cultural Irmão
‘O Teatro Mágico’ se apresenta nesta quinta, 30 no TTB
Pablo e Marília Mendonça estarão no São Pedro de Capela
Cine Vitória recebe o Festival de Cinema Europeu
Cine Mais UFS exibe filme 'Vocação do Poder' dia 27
Agentes de viagens e jornalistas da Bahia visitam Sergipe para conhecer o que o estado tem de melhor
Orsse estreia Série Laranjeiras com repertório inédito
Shopping vai receber a Campanha Sou Amigo do Samu
Veja a lista dos premiados no Oscar 2016
Speed Day
Orquestra Zé Frevança faz a folia do Museu da Gente
Fest Verão: expectativa é de 40 mil pessoas por noite
Natal: Coral Vivace fará apresentação de Natal hoje
Secretaria de Esportes e entidades se reúnem para definir acesso de deficientes à Arena Batistão
Feriadão tem opções de diversão para as crianças
Museu da Gente Sergipana ultrapassa os 300 mil visitantes
Festival Internacional ‘Pequeno Cineasta’ atrai estudantes
O espetáculo, que existe há um ano, apresenta elementos da cultura sergipana na estética infantil, para aproximar as crianças de personalidades sergip
Zé Peixe é tema de espetáculo
Itaporanga cancela contratos de bandas para o São João
Orquestra Ouro Preto apresenta canções dos Beatles
Programação diversificada na Temporada Mariano de Artes
Arraial Aracajufest abre os festejos juninos
Cortejo folclórico abre a programação da Aldeia Sesc
Dia 10 a Casa Rua da Cultura vai iniciar Temporada
Seed lança XXXII Jogos da Primavera nesta terça, 31
Declare seu Amor a Aracaju - 160 anos
Eri Pinta e Johnson Borda em Aracaju
Funcaju divulga blocos de carnaval que receberão apoio
Começa hoje a festa da padroeira de Pirambu
Dioguinho DHS lança carreira solo nesta sexta-feira, 30
Fest Verão Sergipe em contagem regressiva
Óculos em formato de coração são a febre do verão
Programação do Réveillon da Orla da Atalaia é divulgada
Espetáculo “No Reino da Caatinga”
Odonto Fantasy 2014
Fábio Jr. e José Augusto apresentam show em Aracaju
Espetáculo “E foram, quase, felizes para sempre”
''É proibido cochilar'' será exposta na Jenner Augusto
Festival Mestre Deca em Laranjeiras acontece dia 20
Turistas estrangeiros lotam Sergipe
Copa traz visibilidade para Sergipe
Profissionais que receberão a Seleção da Grécia são capacitados pelo Pronatec Copa
Estado, prefeitura e trade turístico unidos para a recepção dos turistas na Copa 2014
Emsetur participará da ABAV Bahia
Setur entrega projetos de revitalização turística para Laranjeiras
Fifa faz doação de material esportivo para o Batistão
Setur e Emsetur participam da BNTM 2014
Mtur elabora Plano Estratégico de Marketing Turístico para Sergipe
Sergipe na revista de bordo da Azul
Universidade Federal de Sergipe inicia mestrado voltado para Turismo
Setur e Emsetur fazem entrega de presentes a instituições carentes
Emsetur capacita agentes de viagem do Centro-Oeste
Sergipe participa de eventos turísticos em São Paulo
Setur realiza aula inaugural do Pronatec Copa
Sergipe registra aumento de 25% em estabelecimentos turísticos
Comissões de Turismo do Senado e Câmara se reunirão em Aracaju
Agentes de viagem da Bahia realizaram Famtour em Aracaju
Sergipe já está na rota dos grandes eventos esportivos
Governo de Sergipe inicia reforma dos Arcos da Orla da Atalaia
Arraiá do Povo continua animando as noites sergipanas
Setur e Emsetur lançam promoção “Feriado em Sergipe”
Festejos Juninos de Sergipe terão destaque em evento de turismo na Bahia
MTUR garante verba para Centro de Convenções de Sergipe
Setur e Emsetur divulgam Sergipe em evento da CVC
Presidenta Dilma e governador Marcelo Déda inauguram ponte Gilberto Amado
Sergipe é destaque em publicação nacional como ponto de turismo histórico
Aracaju vai receber voos fretados do Chile
Jornal Brasilturis destaque as belezas de Sergipe
Aracaju comemora o Dia do Turismo com excelentes resultados
Cresce o turismo nacional de acordo com 8ª edição da PACET
Agosto é mês de Samba na Orla Pôr do Sol
O forró continua na Orla Pôr do Sol durante o mês de julho
Brejo Grande - Sergipe
Turismo em alta no estado de Sergipe
Setur realiza reunião com municípios para fortalecimento institucional
Primeira eliminatória do Alumiar atrai sergipanos e turistas à Orla de Atalaia
Quinteto Sanfônico abre a Semana do Turismo
Aracaju recebe pesquisa sobre turismo
Centros de Atendimento ao Turista são elogiados
Aracaju estará representada no 6º Salão do Turismo
Cidade ganha destaque nacional
Veja como ficará o novo calçadão da Beira Mar
Projeto 'Caju na Rua'
Objetivo do Verão Sergipe é promover a inclusão social e fortalecer o turismo na região
Turise Operadora é premiada pelo Sebrae
Reveillon em Aracaju: Margareth Menezes promete grande show.
Turise Operadora leva você ao Carnaval em Buenos Aires. Confira!
Sergipe é contemplado em publicação durante a Abav
Graffitis dão novos tons às ruas de Aracaju
Praça São Francisco é o novo patrimônio cultural da humanidade
Balanço positivo dos quatro dias do Forró Siri
Forró Siri 2010
Copa do Mundo 2010
Embratur prevê entrada de 11,1 milhões de turistas com a copa de 2014
Feira de Sergipe 2010 - será de 14 a 31 de janeiro.
Aracaju desponta nacionalmente para o turismo
II Sergipe Export ajuda a promover exportações
Festas Juninas 2010
Aracaju na cena musical eletrônica brasileira
Natal em Aracaju
Starfish Resort
São João 2010
Carnaval 2008
Programa de Desenvolvimento do Turismo
Sergipe participa de bolsa turística em Porto Alegre
Amazonas na rota dos cruzeiros marítimos
Dicas de Viagem
Feira de Sergipe 2007
Roteiros turísticos brasileiros
O despertar da Bahia para novos empreendimentos
KLM incrementa serviços para China e Caribe
Dia Internacional do Turismo
Bonturn vende vários estandes em apenas um mês
Dia das Crianças no Parador Maritacas Resort
Feriado de 7 de setembro no Sofitel Rio de Janeiro
TAM oferta novo vôo ligando Aracaju ao Rio
Turista internacional quer voltar ao Brasil
Seminário discute Turismo de Aventura
Bahia e Pernambuco criam roteiro turístico integrado
Vôo charter ligará Portugal ao Maranhão
Salão de Turismo mobiliza 69 roteiros nordestinos
Dia dos Namorados
Rede Pestana oferece pacotes e jantares românticos